Agosto de 2010

“Um homem encontrou em seu caminho uma charrete virada, que atrapalhava a passagem. O camponês que conduzia a charrete pediu ao viajante que o ajudasse a colocar a charrete no lugar.
- Como é que apenas dois homens poderiam virar uma carga tão pesada como essa charrete?, pensou o homem, e então disse ao camponês:

- É inútil...eu não posso.

O camponês ficou furioso e disse-lhe:

- Você pode, mas não quer! Esta é a verdade: você não quer!

Tocado pelo que dissera o camponês, o viajante pôs-se ao trabalho. Procurou umas pranchas e ajudou o charreteiro a deslizá-las sob as rodas. Depois, servindo-se de uma alavanca, os dois homens conseguiram levantar a charrete. O camponês afagou os bois e, depois de colocar a carga novamente no lugar, preparou-se para continuar o seu caminho.

O viajante então disse ao camponês:

- Posso seguir um pouco do caminho ao seu lado?

- Com prazer!

Começaram a andar lado a lado. Depois de um momento de silêncio, o viajante perguntou:

- Como você pôde pensar que eu não queria ajudá-lo?

- Eu pensei, porque você disse que não podia. Ninguém sabe se não pode fazer algo antes de tê-lo tentado.

- Mas como você pôde pensar que eu poderia fazê-lo:

- Assim que percebi que você havia sido colocado no meu caminho!

- Então você acredita que sua charrete virou exatamente no momento que eu passava apenas para que pudesse ajudá-lo?

- E por que outra razão seria meu irmão?, respondeu o camponês.”

(extraído do ótimo livro de Gislayne Avelar Matos “Storytelling – Líderes Narradores de Histórias” lançado pela QualityMark Editora)


Ao tomar consciência que os nossos caminhos não são cruzados por acaso, queremos perceber no dia a dia a importância dos encontros e a nossa razão de ser e estar nesses caminhos. Que todos sejam abençoados e tenham um mês de muitos e bons encontros!

Fraternalmente,

Robson & Lúcia Santarém



• • • • •


Algumas boas notícias
• Após muito trabalho, vivemos uma profunda experiência de peregrinação pelos caminhos de Francisco de Assis na Itália e também pela Terra Santa, passando pelos lugares sagrados onde Jesus viveu e pudemos agradecer por tanto que temos recebido e aprofundar a consciência da nossa missão.
• No próximo dia 11 de Agosto, quarta-feira, das 18h30 às 20h estarei dando uma palestra sobre o tema do novo livro “A Perfeita Alegria – Francisco de Assis para Líderes e Gestores” (Ed. Vozes) no CRA - Auditório Gilda Nunes, CRA/RJ, R. Prof. Gabizo, 197, 2º andar (próximo metrô Afonso Pena). Inscrição gratuita.
• Leia aqui a entrevista concedida por Robson Santarém para o site RH.com.br.
• Ouçam também minha entrevista na radio [http://www.radiorh.com.br/] .
• Estou divulgando o evento abaixo. Gislayne Matos é a autora do livro de onde extraí a mensagem deste mês e realizou uma oficina de grande sucesso no congresso da ABRH RJ.



Gislayne Matos
______________________________________
CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA HISTÓRIA PESSOAL

Contar-se é de alguma forma construir uma história que dirá quem somos, o que somos, o que se passou e porque fazemos o que fazemos.
O líder tem um papel importante na construção da confiança entre seus liderados. Mas a confiança – que está na base da cooperação necessária ao incremento de idéias e ações – depende em grande parte do conhecimento que se tem do líder.

Quem é ele; em que acredita; quais são seus valores; como chegou aqui; com quem aprendeu na vida, e como; que aprendizados pode compartilhar; aonde pretende ir... ou seja, qual é sua história?



A OFICINA

Construir histórias para contar-se é uma arte narrativa.

A construção narrativa da história pessoal traz coerência ao discurso e ajuda o líder a conhecer-se melhor, o que favorece sua autoconfiança.

Quando verdadeira e bem construída, a história pessoal dá credibilidade.

A proposta desta oficina é guiar os participantes em uma viagem ao próprio caminho, dando a este o significado de uma jornada: a jornada do herói.

No próprio caminho é que se vai buscar os elementos para a construção de uma história verdadeira e comunicável: a sua história.

O resultado pretendido é a construção da narrativa da história pessoal em seus aspectos relevantes ao universo profissional.



DATA: 21 e 28 de agosto de 2010 na ABRH-RJ

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 10 DE AGOSTO PELOS E-MAILS OU TELEFONES.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Flávia pelos telefones:
(31) 3221-0760 e 8559-0760

E-MAILS:gis@gislaynematos.com.br,
contato@convivendo.com.br
contatoconvivendocomarte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário