Julho de 2010

“Sei que as coisas podem até piorar, mas sei também que é possível intervir para melhorá-las. Gosto de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco, irrevogável que sou ou serei decente, que testemunharei sempre gestos puros, que sou e que serei justo, que respeitarei os outros, que não mentirei escondendo o seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu “destino” não é um dado mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade não posso me eximir. Gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo. Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua inexorabilidade. Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.
A diferença entre o inacabado que não se sabe como tal e o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de saber-se inacabado. Gosto de ser gente porque, como tal, percebo afinal que a construção de minha presença no mundo, que não se faz no isolamento, isenta-o à influência das forças sociais, que não se compreende fora da tensão entre o que herdo geneticamente e o que herdo social, cultural e historicamente, tem muito a ver comigo mesmo. Seria irônico se a consciência de minha presença no mundo não implicasse já o reconhecimento da impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Não posso me perceber como uma presença no mundo mas, ao mesmo tempo, explicá-la como resultado de operações absolutamente alheias a mim. Neste caso o que faço é renunciar à responsabilidade ética, histórica, política e social que a promoção do suporte a mundo nos coloca.

Renuncio a participar a cumprir a vocação ontológica de intervir o mundo. O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem a ver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta mas a de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da História.

Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam.

Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de apreender. Por isso, somos os únicos em quem aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.”

(Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia)


Que o mês de julho que se inicia seja para todos um tempo de expansão da consciência sobre o nosso papel no mundo, como sujeitos da história, agentes de transformação para que o mundo seja melhor. Como ensina o mestre Paulo Freire, que saibamos ser gente de verdade! Que todos sejam abençoados e seja um mês pleno de alegrias!
 

Fraternalmente,

Robson & Lúcia Santarém



• • • • •

 
Algumas boas notícias

• Encerramos o excelente mês de junho com o lançamento em São Paulo do nosso livro A PERFEITA ALEGRIA – Francisco de Assis para Líderes e Gestores. Foi muito bom!!!
• Convido a todos para o evento abaixo, promovido pela ABERJ:

Palestra A PERFEITA ALEGRIA: Francisco de Assis para Líderes e Gestores (com lançamento do livro), com Robson Goudard Santarém.

Cada vez mais as empresas descobrem o quanto a alegria de seus profissionais pode construir novos rumos para o ambiente organizacional. Baseado nessa reflexão e inspirado nos exemplos de liderança e alegria de São Francisco de Assis, Robson Santarém escreveu um livro e apresentará a essência do mesmo com a intenção de gerar um debate sobre o tema.

Data: 07 de julho de 2010 (quarta-feira)
Horário: 16 horas (02 horas de duração)
Local: Auditório Theophilo de Azeredo Santos (Av. Rio Branco, 81 – 19º andar – Centro – RJ).

Inscrições:
Gratuita conforme regras no site: www.aberj.com.br
Envie e-mail para aberj@aberj.com.br, com nome, instituição, cargo, telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário