Dezembro de 2009

“Certa vez, o rei Janaka estava fazendo a sesta e começou a sonhar que outro rei invadia seu país. Ele perdeu a batalha, mas o rei inimigo o deixou ir e não o colocou na prisão. Durante suas perambulações, Janaka ficou tão faminto, que foi para um campo e começou a comer o milho. O fazendeiro viu um homem roubando seu milho, então pegou um cajado e começou a surrá-lo.

Quando Janaka acordou, estava no palácio, em sua cama, e todos os seus servos o abanavam. Fechou os olhos e estava de volta ao campo e o fazendeiro o espancava. Ele acordou, e estava de volta ao palácio, em sua cama. O rei sentou-se completamente confuso: Qual é a realidade, meu sonho ou meu estado de vigília? Ambos eram tão vívidos e reais!

No dia seguinte convocou todos os sábios e profetas e perguntou-lhes: Digam-me qual é a realidade - meu sonhou ou meu estado de vigília? Todos ofereceram-lhe diferentes respostas, mas ele não ficou satisfeito e os colocou na prisão.

Passaram-se alguns anos. Então, um pequeno sábio que vivia no reino perguntou a sua mãe: ‘Onde está o meu pai? Por que nunca o vi?’ A mãe respondeu: ‘Seu pai está na prisão porque o rei fez uma pergunta e ele não conseguiu responder.’

‘Que tipo de pergunta?’ indagou o menino. Quando a mãe explicou, ele disse: ‘Eu responderei a essa pergunta’, e foi para a corte.

Este jovem sábio tinha o corpo aleijado, por isso era chamado de Ashtavakra. Ao entrar na corte, todos os cortesãos puseram-se a rir dele. O rei também começou a rir, mas o menino não se deixou abalar pelos risos. Como Ashtavakra era um sábio, o rei colocou-o ao seu lado no trono.

O rei perguntou: ‘Está pronto para minha pergunta, ó jovem sábio?’

‘Ainda não’, disse Ashtavakra. ‘Primeiro preciso fazer-lhe uma pergunta e então responderei à sua.’ E indagou: ‘Majestade, posso entender porque todos riram, mas pode me dizer por que você riu quando eu entrei?’

O rei ficou estupefato, contudo, tinha de responder à pergunta. ‘Ó sábio, o que posso dizer? Vi seu corpo todo aleijado. Nunca vira nada assim em minha vida, por isso ri.’ O jovem sábio disse: ‘Majestade, se os seus olhos podem enxergar apenas o que é externo, como pode entender a Verdade mais oculta do que o mais oculto, mais sutil do que o mais sutil, mais fina do que o mais fino? Você é cego, ó rei! Olha apenas para o corpo, não para o que há dentro do corpo. Ainda que eu respondesse à sua pergunta, se tudo que pode ver é meu corpo, como poderia compreender o que digo?’

Quando você pratica o autoquestionamento, ele o leva cada vez mais alto e mais fundo. Quando não pratica o autoquestionamento, não amadurece para ouvir a Verdade ou alcançar a Verdade.”

(extraído do livro Acenda a chama do meu coração - Gurumayi Chidvilasananda, Ed. Vozes)


Chegamos ao último mês deste ano. Mais uma etapa da jornada foi percorrida. Até que ponto amadurecemos para ouvir ou alcançar a Verdade? Até que ponto estamos nos questionando para aprender mais, sobretudo para alcançar a sabedoria e compreender o que é profundo, sutil e não julgar pelas aparências?

Ao viver esses dias, que todos sejamos iluminados e abençoados para nos tornarmos pessoas mais maduras e sábias para exercermos as nossas atividades e contribuirmos para que o mundo seja melhor.
 

Fraternalmente,

Robson Santarém



• • • • •


Algumas boas notícias
• Foi muito bom o mês de novembro! Participamos do Seminário na Empresa de Correios e Telégrafios - Mato Grosso, e no Congresso da ABRH PA, em Belém, as nossas palestras (RH e Sustentabilidade - Lucia Santarém e Autoliderança: é uma jornada espiritual? - Robson Santarém) foram muito bem avaliadas pelas centenas de congressistas - Graças a Deus!
• No próximo dia 02, estaremos no CBTD - o Maior Congresso de Treinamento da América Latina com a palestra Lições de S. Francisco de Assis para Líderes Construírem Organizações Saudáveis - Vejam no aqui.
• No dia 04 iremos novamente a Cuiabá! Agradecemos o apoio dos parceiros locais, Marluce Dezorzi e Jadir Martinho.
• Assistam no link [www.youtube.com/watch?v=w9o_M2iKJZE] reflexões sobre Comunicação e Liderança (outros videos também disponíveis no Youtube e no Portal Nós da Comunicação - [http://www.nosdacomunica%c3%a7ao.com.br/] )
• Natasha Geraldo - ex-aluna do MBA em Gestão de Pessoas criou o site [http://www.novosdesafios.net/] e disponibiliza informaçõe sobre o mercado de trabalho, vagas, currículos etc, gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário