Fevereiro de 2008

"Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente e dos direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da familia humana é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo e implica obrigações ou responsabilidades, considerando que a insistência exclusiva nos direitos pode resultar em conflito, divisão e disputa interminável, e que a negligência das responsabilidades humanas pode levar à ilegalidade e aos caos, considerando que o domínio da lei e a promoção dos direitos humanos dependem da prontidão de homens e mulheres em agir com justiça, considerando que os problemas globais exigem soluções globais que só podem ser alcançadas por meio de idéias, valores e normas respeitados por todas as culturas e sociedades, considerando que todos os indivíduos, no gozo de seus melhores conhecimentos e habilidades, têm a responsabilidade de promover uma melhor ordem social, tanto em seu país como internacionalmente, objetivo que não pode ser atingido apenas mediante leis, prescrições e convenções, considerando que as aspirações humanas por progresso e aperfeiçoamento só podem ser concretizadas mediante valores e padrões comumente acordados, que se apliquem a todos os indivíduos e instituições em todas as épocas, agora, portanto, a Assembléia Geral proclama esta Declaração Universal das Responsabilidades Humanas como um critério comum para todas as pessoas e todas as nações, a fim que todo indivíduo e todo órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, contribua para o progresso das comunidades e o esclarecimento de todos os seus membros.(...) A conscientização e a aceitação dessas responsabilidades devem ser ensinadas e promovidas em todo o mundo."


Princípios Fundamentais para a Humanidade

Artigo 1ºToda pessoa, independentemente de gênero, origem étnica, status social, opinião política, língüa, idade, nacionalidade ou religião, tem a responsabilidade de tratar todas as pessoas de maneira humana.

Artigo 2ºNinguém deve apoiar nenhuma forma de comportamento desumano, mas todos têm a responsabilidade de lutar pela liberdade e pela auto-estima de todos os demais.

Artigo 3ºNenhuma pessoa, nenhum grupo ou organização, nenhum Estado, nenhum exército ou polícia está acima do bem e do mal; todos estão sujeitos a padrões éticos. Todos têm a responsabilidade de promover o bem e evitar o mal em todas as ocasiões.

Artigo 4ºTodas as pessoas, dotadas de razão e consciência, devem aceitar a responsabilidade para com todos, para com as famílias e comunidades, para com as raças, nações e religiões, num espírito de solidariedade. Não faças aos outros o que não queres que façam a ti. " (continua)

(Declaração Universal das Responsabilidades Humanas, proposta pelo InterAction Council - anexo no livro "Precisa-se (de) Ser Humano - Valores na Formação Profissional" R. Santarém, QualityMark Editora)


Não só o respeito aos direitos humanos, mas assumir conscientemente as responsabilidades humanas é o caminho para construir uma vida melhor, nas famílias, nas empresas, enfim, na sociedade. Que o mês de fevereiro chegue trazendo alegrias, saúde, vitórias e muitas bênçãos para todos!

Fraternalmente,

Robson Santarém


• • •


Algumas boas notícias
• Transcorremos janeiro na alegria, em alguns dias de descanso e bons projetos realizados com nossos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário