Março de 2008

Prosseguindo em nossa reflexão sobre as responsabilidades humanas, transcrevo a seguir, os artigos relativos à "não violência e respeito pela vida" e "justiça e solidariedade":

"Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente e dos direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo e implica obrigações à responsabilidades, considerando que a insistência exclusiva nos direitos pode resultar em conflito, divisão e disputa interminável, e que a negligência das responsabilidades humanas pode levar à ilegalidade e aos caos; considerando que o domínio da lei e a promoção dos direitos humanos dependem da prontidão de homens e mulheres em agir com justiça; considerando que os problemas globais exigem soluções globais que só podem ser alcançadas por meio de idéias, valores e normas respeitados por todas as culturas e sociedades; considerando que todos os indivíduos, no gozo de seus melhores conhecimentos e habilidades, têm a responsabilidade de promover uma melhor ordem social, tanto em seu país como internacionalmente, objetivo que não pode ser atingido apenas mediante leis, prescrições e convenções; considerando que as aspirações humanas por progresso e aperfeiçoamento só podem ser concretizadas mediante valores e padrões comumente acordados, que se apliquem a todos os indivíduos e instituições em todas as épocas, agora, portanto, a Assembléia Geral proclama esta Declaração Universal das Responsabilidades Humanas como um critério comum para todas as pessoas e todas as nações, a fim de que todo indivíduo e todo órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, contribua para o progresso das comunidades e o esclarecimento de todos os seus membros.(...) A conscientização e a aceitação dessas responsabilidades devem ser ensinadas e promovidas em todo o mundo."


Não Violência e Respeito pela Vida

Artigo 5ºTodos têm a responsabilidade de respeitar a vida. Ninguém tem o direito de ferir, torturar ou matar outra pessoa humana. Isso não exclui o direito à autodefesa justificada de indivíduos ou comunidades.

Artigo 6ºOs litígios entre Estados, grupos ou indivíduos devem ser resolvidos sem violência. Nenhum governo deve tolerar ou participar de atos de genocídio ou terrorismo, nem deve usar homens, crianças ou quaisquer outros civis como instrumentos de guerra. Todo cidadão e toda autoridade pública têm a responsabilidade de agir de forma pacífica, não violenta.

Artigo 7ºToda pessoa é infinitamente preciosa e deve ser protegida incondicionalmente. Os animais e o meio-ambiente também exigem proteção. Todas as pessoas têm a responsabilidade de proteger o ar, a água e o solo da terra para o benefício dos habitantes atuais e das gerações futuras.


Justiça e Solidariedade

Artigo 8ºTodos têm a responsabilidade de comportar-se com integridade, honestidade e eqüidade. Nenhum indivíduo ou grupo deve roubar ou arbitrariamente privar qualquer outro indivíduo ou grupo de seus bens.

Artigo 9ºTodas as pessoas, dados os instrumentos necessários, têm a responsabilidade de fazer sérios esforços para vencer a pobreza, a desnutrição, a ignorância e a desigualdade. Devem promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo a fim de assegurar dignidade, liberdade, segurança e justiça para todos.

Artigo 10ºTodas as pessoas têm a responsabilidade de desenvolver seus talentos mediante esforços diligentes; devem ter acesso igual à educação e ao trabalho significativo. Todos devem prestar auxílio aos necessitados, aos desprivilegiados, aos deficientes e às vítimas de discriminação.

Artigo 11ºTodos os bens e toda a riqueza devem ser usados de forma responsável, de acordo com a justiça e para o progresso da raça humana. O poder econômico e político não devem ser tratados como instrumento de dominação, mas estar a serviço da justiça econômica e da ordem social.

(Declaração Universal das Responsabilidades Humanas, proposta pelo InterAction Council - anexo no livro "Precisa-se (de) Ser Humano - Valores na Formação Profissional" R. Santarém, QualityMark Editora)


Não só o respeito aos direitos humanos, mas assumir conscientemente as responsabilidades humanas, é o caminho para construir uma vida melhor nas famílias, nas empresas, na sociedade enfim. Que neste mês venham muitas bênçãos para todos e em especial, que as mulheres possam celebrar o seu dia, merecendo todo o respeito à sua dignidade!

Ao celebrarmos a Páscoa que se aproxima, que a Luz que ela irradia possa iluminar o caminho, as mentes e corações de todos!

Fraternalmente,

Robson Santarém 


• • •


Algumas boas notícias
• Grandes acontecimentos em fevereiro foram motivos de muito alegria. E muito trabalho pela frente, para cumprir a missão que recebemos nesta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário