Abril de 2008

Transcrevo a seguir, os últimos artigos da Declaração Universal das Responsabilidades Humanas, para concluirmos nossa reflexão sobre as responsabilidades humanas. E lembro que este ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos.


Sinceridade e Tolerância

Artigo 12ºTodos têm a responsabilidade de falar e agir com sinceridade. Ninguém, por mais superior ou poderoso que seja, deve mentir. O direito à privacidade e ao sigilo pessoal deve ser respeitado. Ninguém é obrigado a dizer toda a verdade a todas as pessoas o tempo todo.

Artigo 13º Nenhum político, funcionário público, dirigente da economia, cientista, escritor ou artista está isento dos padrões éticos gerais, tampouco o estão os médicos, advogados e outros profissionais que têm deveres especiais para com os clientes. Códigos profissionais e outros códigos de ética devem refletir a prioridade de padrões gerais como a sinceridade e a eqüidade.

Artigo 14ºA liberdade da mídia de informar o público e criticar as instituições da sociedade e as ações governamentais, que é essencial para uma sociedade justa, deve ser usada com responsabilidade e discrição. A liberdade da mídia carrega uma responsabilidade especial pelo jornalismo exato e veraz. Reportagens sensacionalistas que degradam a pessoa ou a dignidade humana devem ser evitadas em todas as ocasiões.

Artigo 15ºEmbora a liberdade religiosa deva ser garantida, os representantes das religiões têm a responsabilidade especial de evitar expressões de preconceito e atos de discriminação contra as pessoas de crenças diferentes. Não devem incitar ou legitimar o ódio, o fanatismo e as guerras religiosas, mas promover a tolerância e o respeito mútuo entre todas as pessoas.


Respeito Mútuo e Parceria

Artigo 16ºTodos os homens e mulheres têm a responsabilidade de mostrar respeito uns pelos outros, e compreensão em sua parceria. Ninguém deve sujeitar outra pessoa à exploração ou dependência sexual. Ao contrário, os parceiros sexuais devem aceitar a responsabilidade de cuidar do bem-estar mútuo.

Artigo 17ºEm todas suas variedades culturais e religiosas, o casamento requer amor, lealdade e perdão, e deve procurar garantir a segurança e o apoio mútuo.

Artigo 18ºO planejamento familiar sensato é responsabilidade de todo casal. O relacionamento entre pais e filhos deve refletir amor, respeito, estima e consideração mútuos. Nenhum genitor ou qualquer outro adulto deve explorar, maltratar ou abusar de uma criança.


Conclusão

Artigo 19ºNada nesta Declaração pode ser interpretado como concedendo a qualquer Estado, grupo ou indivíduo o direito a se dedicar a qualquer atividade ou realizar qualquer ato com vistas à destruição de qualquer das responsabilidades, direitos e liberdades apresentados nesta Declaração e na Declaração dos Direitos Humanos de 1948.

(Declaração Universal das Responsabilidades Humanas, proposta pelo InterAction Council - anexo no livro "Precisa-se (de) Ser Humano - Valores na Formação Profissional" R. Santarém, QualityMark Editora) 


É preciso que insistamos, todo o tempo, no respeito aos direitos humanos e às responsabilidades humanas, como o caminho para construir uma vida melhor, nas famílias, nas empresas e na sociedade. Permaneçamos firmes neste propósito de viver e anunciar que um outro mundo é possível.

Que o outono que está começando, traga neste mês de abril, com a sua luminosidade especial, a claridade para os corações e mentes de todos. Que os caminhos sejam mais claros e que as bênçãos sejam abundantes!

Fraternalmente,

Robson Santarém


• • •


Algumas boas notícias• Convido todos a acessarem o link [http://www.rh.com.br/ler.php?cod=5000] para ler a entrevista concedida ao site [www.rh.com.br].
• O nosso mês de março transcorreu com muito trabalho e muitas alegrias. E o mês de abril se apresenta com grandes perspectivas.
• Disponibilizamos o serviço de COACHING. Os interessados podem fazer contato conosco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário