Junho de 2009

“- Não consigo subir nesse morro - disse o menininho. - É impossível. O que vai me acontecer? Vou passar a vida inteira aqui no pé do morro. É terrível demais!

- Que pena! - disse a irmã. - Mas olhe, maninho! Descobri uma brincadeira ótima! Dê um passo e veja se consegue deixar uma pegada bem nítida na terra. Olhe só para a minha! Agora, você veja se consegue fazer uma tão boa assim!

O menininho deu um passo:

- A minha está igual!

-Você acha? - disse a irmã. - Olhe a minha, de novo, aqui! Eu faço mais forte que você, porque sou mais pesada e por isso a pegada fica mais funda. Tente de novo.

- Agora a minha está tão funda quanto a sua! - gritou o menininho. - Olhe! Esta, esta e esta, estão o mais fundas possível!

-É, está muito bom mesmo - disse a irmã - mas agora é minha vez, deixe eu tentar de novo e vamos ver!

Eles continuaram, passo a passo, comparando as pegadas e rindo da nuvem de poeira cinzenta que lhes subia por entre os dedos descalços.

Dali a pouco, o menininho olhou para cima.

-Ei - disse ele -  nós estamos no alto do morro!

-Nossa! - disse a irmã. - Estamos mesmo.”

(Extraído de O Livro das Virtudes II - O compasso moral. William J. Bennett - Ed. Nova Fronteira)


Desejamos que o mês de junho seja repleto de bênçãos para cada um de vocês, trazendo alegrias e realizações no trabalho, na família e junto aos amigos. E que possamos pisar fundo e deixar as nossas pegadas por onde passarmos enquanto caminhamos em direção ao alto do morro.

Fraternalmente, 

Robson Santarém


• • •


Algumas boas notícias
• Começa no dia 3 o Congresso de Recursos Humanos da ABRH RJ. Acessem o site [http://www.abrhrj.org.br/].
• De 8 a 10 de junho estaremos em Cuiabá – MT, com o curso Gerenciando Equipes de Alta Performance. Informações pelo telefone (65) 3321-5454.
• Acessem o excelente portal de comunicação [http://www.nosdacomunicacao.com.br/], e aproveitem para ler a entrevista que concedi ao Portal.
• Agradeço imensamente o carinho e o depoimento / recomendação de Myrna Brandão, que reproduzo a seguir e recomendo a todos que conheçam os seus livros. Vejam em [http://www.qualitymark.com.br/].

Recomendação do livro Auto Liderança – Uma Jornada Espiritual de Robson Santarém: Inicialmente, ao falar do Robson é muito difícil separar a criatura do criador.  Como criatura, Robson é um ser especial que certamente está aqui com a missão de tornar esse mundo melhor. Como criador, Robson, além de sua formação em pedagogia, psicologia e holística tem uma bagagem enorme de conhecimento em várias áreas e a capacidade ímpar de saber analisar os fatos e sintetizá-los em sua essência.  No livro Auto Liderança – Uma Jornada Espiritual, ele traz de forma brilhante – e como todos os trabalhos dele, accessível a todos os públicos – a teoria de Jung para a prática, numa obra que exalta a sabedoria e mostra que há uma conexão perfeita em tudo que existe no universo.  Nada existe por acaso ou isoladamente. Outro ponto alto, também, é mostrar que, ao lado das mudanças tecnológicas nas teorias e no conhecimento, a grande mudança de paradigma deve ser aquela relacionada a dimensões mais profundas envolvendo a espiritualidade, a sabedoria, a intuição, o amor, enfim, os valores humanos. Eu recomendo o livro não apenas para a área de gestão com pessoas e afins – principalmente pelos aprendizados que traz sobre qual deve ser a verdadeira liderança – mas para todos aqueles que têm sensibilidade para captar ensinamentos que podem conduzir esse nosso mundo tão conturbado para um caminho mais fraternal e que privilegie o ser humano. Acrescento, ainda, que no meu livro Leve seu Gerente ao Cinema, no capítulo “sugestões para debate”, eu proponho que com relação ao filme O Filho, dos Irmãos Jean e Luc Dardenne, haja um debate em torno dos conceitos expostos no livro do Robson, enfatizando a relação que ele estabelece entre o individual e o coletivo e que mostra – através de muitos ensinamentos de São Francisco de Assis – como conviver com nossos semelhantes. 

Myrna Silveira Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário