Novembro de 2010

"A vida consiste ao mesmo tempo em perpetuar-se e em ultrapassar-se; se não fizer nada além de se manter, viver nada mais será que não morrer." (Simone de Beauvoir)

Nosso supremo potencial como espécie é a nossa capacidade de obter uma plena consciência autorreflexiva ou “saber que sabemos”. Quando aprimoramos a capacidade para o conhecimento reflexivo, adquirimos novos níveis de controle sobre a nossa evolução pessoal e social – por exemplo, maior proficiência na autodeterminação, reconciliação, cooperação e criatividade. Com o conhecimento reflexivo vem o registro duplo da experiência e capacidade de adequar as ações à orientação de nosso próprio conhecimento. Com a consciência reflexiva nos tornamos agentes responsáveis por nossa própria evolução. A consciência reflexiva é imprescindível para o progresso tanto pessoal quanto social. (...) Nestes tempos de transição repletos de riscos e de dificuldades, não basta às civilizações serem sábias – temos de ser duplamente sábios por intermédio de uma comunicação social que nos revele claramente o conhecimento coletivo.

Uma realidade dolorosa parece jazer no âmago do processo evolucionário: nós só progredimos porque somos impelidos pela dura necessidade. (...)Precisamos nos tornar amigos íntimos de nós mesmos e nos reconciliar com quem realmente somos – aceitando inclusive aqueles aspectos que gostaríamos de esquecer ou negar. Mas não lograremos superar a pressão constante dessas forças até nos conscientizarmos de sua atuação em nossa vida.

Viver mais conscientemente significa adquirir um leque maior de qualidades capacitadoras. Nós ficamos mais:

Flexíveis: quando estamos atentos, não precisamos nos torturar por uma crise pessoal diante do reconhecimento da necessidade de adaptação às mudanças. Observando mais cuidadosamente, reagimos com maior presteza aos estímulos sutis;
Criativos: se atentarmos para os nossos esquemas habituais de resposta, não ficaremos mais tão presos a eles e conseguiremos atuar com mais criatividade e liberdade;
Autodeterminados: cientes de nossa passagem pela vida, confiamos cada vez mais em nossos próprios julgamentos e assumimos responsabilidade por nossas decisões;
Complacentes: contemplando o cosmo como um sistema de ensino cujo objetivo é a nossa evolução em liberdade, aceitaremos os desatinos cometidos ao longo do caminho como informações valiosas. Em vez de querer estar sempre certos, reconheceremos os erros e aprenderemos a nos mover pela vida com crescente desenvoltura;
Equilibrados: rompendo com o apego obsessivo a idéias, pessoas e atos seremos capazes de reagir com maior equanimidade, sem perder a firmeza e o equilíbrio;
Integrados: quando nos identificamos com a consciência, começamos a nos ver como parte do universo; vivenciamos então um zelo mais acentuado pela vida, da qual sabemos ser inseparáveis.

A simplicidade revela o mestre. Quando nos tornamos mestres na arte de viver na Terra, essa maestria se evidencia na simplicidade de nosso estilo de vida.

(textos do livro A DINÂMICA DA EVOLUÇÃO HUMANA de Duane Elgin)


Que nesse mês possamos dar passos maiores em nosso processo evolutivo, buscando viver a vida com maior consciência e contribuindo para a evolução das organizações, da sociedade, do planeta. Que todos sejam abençoados e felizes!

Fraternalmente,

Robson & Lúcia Santarém


• • • • •


Algumas boas noticias
• Agradecemos a Deus pelo excelente mês de outubro que vivemos e a parceria iniciada com a CASA & VÍDEO no projeto de desenvolvimento de todas as suas lideranças.
• Nos dias 09 e 10 participaremos do congresso de gestão de pessoas em Lisboa – Delegação da ABRH RJ.
• No dia 11 seremos facilitadores do workshop promovido pelo Espaço Emocionarte e ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário