Setembro de 2007

"Afastado das aldeias, perto de uma montanha, morava um velho sábio. Vivia sozinho e de forma bastante austera. Alimentava-se praticamente só de coisas que cresciam na horta que tinha perto de sua choupana. De quando em vez, algum morador lhe presenteava também com alguma comida. Era muito conhecido por sua sabedoria e muito procurado por todos que quisessem um conselho para tomar alguma decisão ou resolver algum problema. Como dificilmente se afastava de sua moradia, estava sempre lá e podia ser procurado por qualquer um, em qualquer dia.

Também muitas crianças gostavam de andar por lá e escutar o velho falar. Um dia uma criança disse ao velho sábio:

- Tu dás conselhos a todas as pessoas que aqui vêm. Tu sabes falar sobre qualquer assunto. Mas, diga uma coisa: e tu mesmo, quando precisas de um conselho, a quem procuras?

O velho sábio deu um pequeno sorriso e respondeu ao garoto:

- Eu tenho um pássaro. Eu pergunto a ele. E ele me ajuda bastante.

Desde então se espalhou naquela região a história do pássaro conselheiro que vivia com o velho sábio. As pessoas de todas as aldeias da região ficaram curiosas para conhecer o pássaro. Muitos espreitavam a choupana do velho sábio por longas horas, para ver se viam alguma coisa. Mas ninguém nunca chegou a ver o tal pássaro.

E assim, a curiosidade só aumentava e ninguém tinha coragem de perguntar ao velho sábio onde estava o tal pássaro conselheiro. E os pais aconselhavam os filhos à não tocarem no assunto do pássaro com o velho, pois um tal pássaro podia ser até muito perigoso.

Uma vez um grupo de crianças estava conversando com o velho sábio e uma delas, muito curiosa, tomou coragem e perguntou ao sábio sobre o tal pássaro. O velho sábio disse:

- Então queres ver o meu pássaro? É muito simples. Espere um pouco.

O velho sábio entrou na sua choupana e pouco depois saiu de lá com um pássaro de madeira na mão, esculpido toscamente com um canivete. As crianças olharam aquilo meio incrédulas e perguntaram se o velho sábio tinha certeza que este era o pássaro que dava respostas às suas perguntas. E o velho sábio respondeu:

- Eu não disse que o pássaro dá as respostas. Eu só disse que este pássaro me ajuda bastante, pois a ele eu faço as perguntas. E faço muitas perguntas. E se souber fazer bem as perguntas, já é uma etapa importante na busca das respostas."


Este é um princípio da sabedoria: saber fazer bem as perguntas, como quem ainda tem muito a aprender e está sempre aberto aos mistérios da vida e ao que possibilita a evolução humana. Que neste tempo de primavera, na inquietude das perguntas que virão, que todos possamos florescer e nos tornarmos mais sábios, mais humanos. Que todos sejamos abençoados e iluminados nesta jornada!

Fraternalmente,

Robson Santarém



• • •


Algumas boas notícias
• Foi também muito bem sucedido o lançamento do livro "Autoliderança - uma jornada espiritual" em São Paulo no dia 20 de agosto. Obrigado a todos pelo apoio!
• O CONARH foi um grande sucesso! E tivemos uma grande participação (cerca de 180 participantes, sala lotada! ) na oficina "Você e seu crescimento sustentável - como estabelecer valores pessoais e organizacionais". Obrigado a todos que participaram. Desejo que produzam bons frutos!
• No próximo dia 10 às 19 h o Núcleo da ABRH RJ na Baixada Fluminense promove um Café Literário para debate do tema do livro. Mais informações em [www.abrhrj.org.br].
• No dia 20 de setembro estaremos participando do CONCARH - Congresso Catarinense de Recursos Humanos em Blumenau, com a conferência "Os meus, os teus, e os nossos valores: o caminho para a sustentabilidade". Vejam em [www.masterprom.com/18concarh].

Nenhum comentário:

Postar um comentário