Outubro de 2007

Para começar bem o mês de outubro e viver bem

Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.

“Que desgraça, senhor!” exclamou o sábio. “Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!”

“Mas que insolente”, gritou o sultão. “Como se atreve a dizer tal coisa?!” Então, ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho.

E o outro sábio chegou e disse: “Senhor, uma grande felicidade vos está reservada! O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!” A fisionomia do sultão se iluminou e ele mandou dar cem moedas de ouro ao sábio.

Quando este saía do palácio, um cortesão perguntou ao sábio: “Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega!!! No entanto, ele levou chicotadas e você, moedas de ouro!!!” Respondeu, então, o sábio: “Lembre-se sempre, amigo, tudo depende da maneira de dizer as coisas...”.


E esse é um dos nossos desafios em nossos relacionamentos, desafios para as lideranças, para os educadores, para todos nós: da maneira de dizer as coisas, porque as palavras têm força, têm poder. Elas podem gerar felicidade ou desgraça, moedas de ouro ou chicotadas, paz ou guerra. A verdade deve ser dita, mas a forma como é dita pode fazer toda a diferença. A verdade pode ser comparada à uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém, pode ferir e provocar revoltas e ressentimentos. Mas se a envolvermos numa delicada embalagem e a oferecermos com amor, certamente ela será aceita com mais facilidade.


• • •


Algumas boas notícias
• O CONCARH organizado pela ABRH SC, em Blumenau, foi um sucesso! Foi muito bom estar com cerca de 700 participantes, refletindo sobre os valores como caminho para uma vida melhor!
• O Café Literário, realizado pelo Núcleo da Baixada e o Encontro promovido pela ABERJ para debater o tema do livro, Autoliderança também foram muito proveitosos.
• No próximo dia 04, celebra-se São Francisco de Assis. Inspirado em sua trajetória de liderança, pelo exemplo, e o seu processo de individuação, é que escrevi "Autoliderança - uma jornada espiritual". A todos, Paz e Bem!
• Nos dia 25 estaremos participando do FORUM DE RECURSOS HUMANOS, em Macaé.

Que os dias de outubro sejam abençoados! Que aprendamos a pronunciar palavras que elevam, que tocam no coração, que transformam e que possibilitam uma convivência melhor nas famílias, nos grupos de amigos e nas equipes de trabalho!

Fraternalmente,

Robson Santarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário