Novembro de 2007

“Era uma vez um homem que queria ser rei, não sabendo bem nem como nem por quê. Mesmo assim, não deixava de alimentar este insólito sonho. Desde cedo, saiu pelos caminhos da vida, guiado por sua estrela. Estudou muito, leu tudo, sentou-se aos pés de velhos mestres, batalhou em várias frentes, foi peão e patrão, prestava muita atenção nas pessoas, pedia e aceitava de bom grado conselhos, consultava permanentemente seu interior sempre em busca de se entender melhor e... continuava, teimosamente, a sonhar. Queria e, uma dia, seria rei.

Os caminhos da vida nem sempre lhe foram, na verdade, planos e ajardinados, lindos e ensolarados; quantas vezes o feriram, foram cruéis e escabrosos, com paisagens secas e desérticas, de horizontes inalcançáveis. Mas não desanimava por isto, não se permitia desanimar, embora assaltados inúmeras vezes, por tentações de o fazer.

Tratava a vida com distinção, sem discriminá-la, e as pessoas com nobreza, sem amesquinhá-las, defendendo a dignidade das grandes causas, a realização dos grandes sonhos, dando força às lutas do povo contra os tiranos e preservando, como bens maiores, a liberdade, a esperança, a cidadania e a alegria de viver.

A vida, acreditava, é um milagre que deve florescer para o bem dos outros e para a glória de seu autor maior, que é Deus. Tomava-a, por isto, nos braços com imenso carinho e sempre encantado, e brincava com ela como uma criança brinca com seus brinquedos preferidos.

Aceitou a companhia de outras pessoas que também sonhavam ser reis e elegeu uma mulher para ser sua rainha. Ela despertou-lhe a alegria de ser macho, sem deslustrar-lhe o apanágio da razão, mas liberando-lhe as emoções. Em resposta, cuidou dela como só um rei poderia cuidar, cobrindo-a com proteção e ternura, olhando-a com admiração e encantamento, embriagando-se de sua graça e beleza. Desejava que, acima de tudo, fosse feliz e que seu coração tivesse música e confiança.

Procurava ser de todos um bom companheiro, amparando os necessitados e compadecendo-se dos aflitos. Ao mesmo tempo em que enxugava as lágrimas dos que choravam, colocando-se debaixo da cruz dos execrados, e lavava os pés dos relegados da sociedade, não deixava de festejar e dançar com os que tinham motivos para se alegrar.

Tomou como princípio nunca ceder diante da prepotência dos insolentes nem se acovardar frente aos violentos. Era íntegro e inteiro e homem de paz. Forte sem ser duro, tinha caráter sem ser grosseiro ou refratário. A ninguém julgava nem mesmo quando a opinião pública já o tivesse incriminado. Queria ajudar, negava-se a condenar. Não se achava diferente dos demais, nem queria ser superior aos seus semelhantes. Pelo contrário, confessava-se frágil e sempre aprendiz da nobre arte de viver.

Pensava que sua vida era como um rio que tinha que correr em direção ao mar e que certamente encontraria, neste mar, o reino que buscava. Mergulhando nele, perder-se-ia para encontrar-se, deixando, então, de ser um pequeno rio para poder abraçar a imensa riqueza de todos os rios.
Certo dia, muito antes de realizar seu sonho de ser rei e de sentir apagar-se para sempre a estrela que o guiava pelos caminhos, descobriu que a irmã morte lhe tomava a mão. E, ao seu contato, descobriu, não! Os outros descobriram que estava morrendo um homem cheio de humanidade, um homem que não sabia que, na verdade, tinha sido um grande rei”.

(extraído do livro Com todo o coração - para uma espiritualidade da vida de Neylor J. Tonim, Ed. Vozes)


Que possamos todos colocar força, energia para realizarmos os nossos propósitos. Que todos saibamos identificar o nosso PROPÓSITO MAIOR! Envidemos esforços para que sejamos reis e rainhas, seres humanos de verdade!
E que em novembro esta força seja renovada, revitalizada, e os dias sejam plenos de alegria!

Fraternalmente,

Robson Santarém



• • •


Algumas boas notícias
• O mês de outubro foi de fato muito abençoado, com muitas viagens e trabalhos prazerosos, e com bons resultados para os nossos parceiros. Graças a Deus!
• Na última sexta-feira, dia 02 de novembro, foi exibido na Rede Vida de Televisão o programa Viver e Conviver, que contou com minha participação. O tema do programa foi “Autoliderança – uma jornada espiritual”, no qual falei sobre meu livro. Confira o programa clicando aqui.
• Vamos agora para Rio Branco – Acre, promover o alinhamento entre os Valores Institucionais e Humanos na Federação das Indústrias do Estado do Acre / SESI.
• A Editora Senac Rio informou que o livro está vendendo muito bem. Obrigado a todos pelos feedbacks!


Nenhum comentário:

Postar um comentário