Setembro de 2008

Os trechos a seguir foram extraídos da obra Tao Te King, da Editora Paulus, escrita por Lao Tsé, que viveu na China por volta de 500 a.C. Trata-se de uma obra-prima. É uma das colunas da sabedoria chinesa e a base do Taoísmo. São palavras de grande sabedoria que podem nos ajudar a viver melhor os nossos dias.

"A melhor atitude é semelhante ao comportamento da água. A água serve a todas as coisas sem rivalizar com elas.

Ela procura os lugares que o homem abomina. Assim fazendo ela se aproxima do Tao.

Para vossa moradia, escolhei bem vosso terreno. Cultivando o coração-espírito, sondai as profundezas.

Em vossas relações com as pessoas, tratai-as bem. Quando falardes, esforçai-vos por cumprir a palavra.

Quando governardes, corrigi vossa atitude. Quando servirdes, servi bem.

Quando agirdes, escolhei o bom momento. Sem repreensão é aquele que não procura comparar-se com os outros.

(...) O excesso de cores cega o homem. O excesso de tons o torna surdo. O excesso de sabores estraga seu paladar.

Cavalgar e caçar ao mesmo tempo enlouquecem sua mente. A cobiça de bens preciosos leva o homem a agir mal.

Por isso o Sábio é guiado pelo coração e não pelos olhos. Assim, ele adota um e rejeita o outro.

(...) Os maiores chefes são amados e honrados; os chefes medíocres são ignorados; os chefes ambiciosos são desprezados.

Quando o governante confia em seu povo, o povo também nele confia.

Que tesouro nestas palavras: quando uma coisa é realizada e a tarefa está terminada,

todas as pessoas comuns dizem que agiram espontaneamente.

(...) É preciso fazer de modo que o povo respeite estes princípios: retornai à simplicidade para realizar a própria natureza;

diminuí o egoísmo e refreai os desejos."


Que o mês de setembro faça florescer e brotar a sabedoria em todos nós, e que ela frutifique em atitudes que promovam uma vida melhor em todos os lugares, onde estivermos. Que cada um e cada uma tenha um mês pleno de saúde, alegrias, vitórias na família e no trabalho, e ajudemos, todos juntos, para que a vida no planeta seja melhor!

Fraternalmente,

Robson Santarém



• • •


Algumas boas notícias

• O nosso mês de agosto foi fabuloso, graças a Deus!
• Acabamos de receber os Selos de Qualidade WEC! Agora a Anima Consultoria para Evolução Humana e o palestrante Robson Santarém fazem parte do seleto Time de Fornecedores de Conteúdo do BD-Wec! Para serem divulgados no Portal Wec houve uma rigorosa avaliação, conforme o item 4.3.5 da ISO 10015. Durante esse processo, foram feitos contatos com os clientes e as informações obtidas foram positivas. Maiores informações no site [www.wec.com.br] e no link  [www.wec.com.br/cgi-bin/main/nivel?n=400] (este link explica o que significa ter este selo de Qualidade). O Selo de Qualidade Wec é um DIFERENCIAL para quem fornece o serviço e uma SEGURANÇA para quem contrata.
• No dia 18 de setembro, estaremos em São José - SC para participar do 19°  Congresso Catarinense de Recursos Humanos (CONCARH), com a oficina "Minha carreira: uma estrada a ser percorrida". Informações: [www.masterprom.com/19concarh]
• Nos dias 19 a 21 de setembro, acontece no Rio de Janeiro o XVI Congresso Internacional da Associação Junguiana do Brasil, no Hotel Glória [www.ijrj-congresso2008.com.br]. Na ocasião será lançado o livro Puer & Senex - Dinâmicas Relacionais - Ed. Vozes, organizado por Dulcinéa da Mata Monteiro, do qual sou co-autor.
• No dia 24 de setembro, estaremos em Maceió para o workshop "Espiritualidade nas Empresas" (vejam em anexo) e em seguida participaremos do V Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas com a conferência "Tornar-se Líder : a força dos arquétipos". Informações [www.abrh-al.com.br]
• E preparem-se! Em outubro estaremos promovendo em parceria com a Alma Consultoria uma oficina com FABIO BROTTO, sobre a criação de jogos cooperativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário