DEZEMBRO DE 2012


Uma reflexão sobre a autoridade, na tradição Sufi:
Aconteceu que esse homem foi à casa de Rumi, que lhe deu as boas-vindas, como era o seu costume. Rumi estava trabalhando num manuscrito, e a primeira coisa que Shams-e-Tabriz fez foi jogar fora esse manuscrito. Rumi  olhou para ele perplexo. Shamz-e-Tabriz disse: ‘Você já não teve leitura e estudo suficientes? Agora estude a vida em vez de um livro.’
Rumi ouviu respeitosamente as palavras de Shamz-e-Tabriz, que disse: ‘Todas as coisas que parecem importantes, o que elas serão no dia em que você partir? O que é distinção, o que é poder, o que é posição? Um problema muito maior é aquele que o acompanhará, pois a solução desse problema o levará para a eternidade. Os problemas desse mundo você poderá resolvê-los sempre e, não obstante, eles nunca terminam. O que você entendeu a respeito de Deus, a respeito do homem? Que relação você descobriu entre o homem e Deus? Se você adora Deus, por que O adora? O que é limitação, o que é perfeição? E como podemos procurar por isso?’
Depois dessa conversa, Rumi compreendeu que aquilo que conta não é aprender, mas, sim, viver o conhecimento. Pois ele tinha lido muito, e tinha pensado muito: porém, de súbito, percebeu que o importante não é dizer, mas ser. Quando compreendeu isso, e depois que Shamz-e-Tabriz o deixou, ele escreveu um verso:
‘O Rei da terra e do céu, de quem as pessoas falam, eu vi hoje sob a forma de um homem.’
Pois ele viu como o coração do homem pode ser grande, quão profundamente pode ser tocada a alma do homem, e quão alto o espírito do homem pode subir. Rumi foi tocado pela autoridade. Ele buscava o conhecimento e o conhecimento estava dentro dele.
Essa é uma história real. Shamz-e-Tabriz foi seguido por Rumi, que virou seu discípulo e talvez tenha descoberto sua potencialidade, pois se tornou o mais prestigiado poeta da Pérsia. (...) A autoridade pode estar no mais profundo desejo de vermos a potencialidade do outro, apoiando-o para que a reconheça em si mesmo.” (do livro O VALOR DE UM OLHAR NA ESCOLA, FAMÍLIA E EMPRESA  – de Walmir Cedotti e Osório Roberto dos Santos  - Willis Harman House)

Nesse último mês de 2012 desejamos que todo o conhecimento se torne verdadeiramente sabedoria, do contrário, para que servirá?  Como disse o sábio: o que é o poder? O que é posição? Busquemos, pois, a sabedoria e ajudemos cada um a descobri-la dentro de si. Um mês de bênçãos e alegrias para todos!

Fraternalmente, 

 

Robson & Lúcia Santarém

 

 

Algumas boas noticias:

·         Ótimos trabalhos realizados em Novembro, graças a Deus! Palestras no COMAGEP em Cuiabá e finalizamos o mês com a palestra HUMANIZAÇÃO COM RESULTADOS em Maringá.

·         Começamos dezembro já com o espírito de Natal nos envolvendo e  com uma boa agenda de trabalho:  Desenvolvimento de Equipe em Recife, Curso em S. Paulo,  Desenvolvimento de Gestores do SESI em Rio Branco – Acre e Lucia Santarém desenvolvendo equipes da Petrobras BioCombustivel em Montes Claros – MG.

·         Aproveitamos para divulgar o curso de eneagrama promovido pelo Instituto AmanheSer dos amigos João Jorge e Ruth Nogueira.

·         Sergio Chaia, presidente da Nextel, que me deu a honra de comentar o meu livro AUTOLIDERANÇA – Uma jornada espiritual (Ed. Senac Rio), agora está lançando o seu livro contando a sua história. Vejam   em http://www.sendspace.com/file/068e2a

Nenhum comentário:

Postar um comentário