Junho de 2008

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e diante da crise que vivemos, torna-se cada vez mais imperativo refletir sobre o que a Carta da Terra nos alerta e agir. Abaixo alguns trechos para a nossa reflexão, para começar bem o mês de junho e viver bem:

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra são deveres sagrados.

A Situação Global
Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos eqüitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado, e é causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.

Desafios Para o Futuro
A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano é primariamente ser mais, não, ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos ao meio ambiente. O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano. Nossos desafios, ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados, e juntos podemos forjar soluções includentes.

Responsabilidade Universal
Para realizar estas aspirações devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com toda a comunidade terrestre, bem como com nossa comunidade local. Somos ao mesmo tempo cidadãos de nações diferentes e de um mundo, no qual a dimensão local e global estão ligadas. Cada um comparte responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem estar da família humana e do grande mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo presente da vida e com humildade, considerando o lugar que ocupa o ser humano na natureza. Necessitamos com urgência de uma visão de valores básicos para proporcionar um fundamento ético à emergente comunidade mundial.


Que o mês de junho traga muitas alegrias e bênçãos para todos. Expandindo a nossa consciência, que possamos assumir como pessoas e organizações atitudes responsáveis para com o Planeta. Assim, cuidaremos melhor de nós mesmos e de todos, privilegiando a vida em sua plenitude.

Fraternalmente,

Robson Santarém


• • •


Algumas boas notícias
• Vivemos intensamente o mês de maio com muitas realizações: a nossa participação no CONGEPE, em Recife;  no ESARH, em Gramado e no CONVIRH foram muito bem avaliadas. Graças a Deus, cumprimos bem a missão que nos foi confiada! 
• Nos próximos dias 12 e 13 de junho, participaremos como palestrantes no ENPARH - Congresso de Recursos Humanos da ABRH da Paraíba.
• Nos dias 22 a 24 de junho, acontecerá o maior Congresso de Recursos Humanos do Estado do Rio - "Admirável Tempo Novo - A (R) Evolução Humana para uma Gestão Transformadora. Vejam no site [www.abrhrj.org.br].
• No dia 24 de maio foi ao ar na Radio CBN a entrevista para Heródoto Barbeiro no programa Mundo Corporativo, sobre o tema do nosso livro "Autoliderança".  A entrevista pode ser ouvida na íntegra acessando [www.cbn.com.br], na página Mundo Corporativo.
• Com grande alegria recebemos a notícia que a Editora Senac Rio indicou o nosso livro "Autoliderança - uma jornada espiritual" para o PRÊMIO JABUTI, na categoria Ciências Humanas. Agradeço profundamente à Editora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário