Março de 2009

"Sabemos e sentimos que somos seres humanos não porque sabemos aprender a saber saberes, e nos tornamos racionais por sabê-los e para sabê-los. Somos humanos porque aprendemos uns com os outros em situações em que a cooperação cria a vida, a sociedade e o próprio conhecimento. Não somos somente seres sociais. Somos sociais porque aprendemos a nos tornar cooperativos. Somos seres originais e essencialmente interativos. (...) Sabemos que podemos contar um com o outro, e pouca coisa é pior na vida do que descobrir que isso nem sempre é verdadeiro. Queremos multiplicar experiências interativas, cooperativas, participativas e conectivas, e se intercambiamos, de muitas maneiras, as palavras e os gestos que aprendemos uns dos outros e, juntos, buscamos encontrar e decifrar sentidos para as nossas vidas e os nossos destinos é porque o impulso mais original em nós é o da troca, da reciprocidade e da partilha. Começamos a nos tornar seres humanos em algum momento de nossa trajetória nas trilhas da vida, porque incorporamos emoções de reciprocidade afetuosa para com outros seres. (...) Só conseguimos viver e experimentar a vida como uma coisa boa e valiosa quando estamos juntos e partilhamos momentos significativos desse 'estar juntos'. Só podemos estar voluntariamente juntos quando cooperamos uns com os outros e aprendemos a ser e a viver uns por intermédio dos outros."

(Extraído do livro "Aprender o Amor - sobre um afeto que se aprende a viver", de Carlos Rodrigues Brandão - Papirus Editora)


Desejamos muitas bênçãos para todos neste mês de março. Que possamos nos tornar mais humanos na convivência, na cooperação, na partilha! E vamos trabalhar! Há muito que fazer para afugentar a crise e criar mais cooperação para um mundo melhor!

Fraternalmente,

Robson Santarém


• • •


Algumas boas notícias
• Quem já conhece, não se surpreenderá e quem ainda não conhece o Grupo Santa Gente visite o site [http://www.santagente.com.br/].
• Vejam o novo trabalho no site [http://www.showdoplaneta.com.br/] , onde o Flavio Souza Ramos gentilmente disponibiliza o seu livro "Entrevista com o Relógio". Vale a pena!
• A ABRH RJ lançou a campanha da "Felicidade com Trabalho!" Acessem o nosso site [http://www.abrhrj.org.br/].

Nenhum comentário:

Postar um comentário