Novembro de 2008

"O trabalho de autotransformação interior é algo que tem de ser feito diuturnamente. E ele avança ou retrocede. Não há meio termo, não há descanso, não há parada intermediária, um pit-stop. Avança ou retrocede.

Temos uma certa obrigação moral de desejar que o nosso dia de amanhã e o dia de amanhã do nosso próximo seja melhor do que o dia de hoje. Somos receptáculos de todas as tragédias e de todas as glórias de seres humanos em mutação constante. E é lícito esperar que no balanço do dia tenhamos conseguido mudar para melhor.

Algumas vezes descubro que me esforcei tanto para dar um passo a frente e, com pouquíssimo esforço, descubro também que retrocedi dez passos. A busca da Beleza do Bem-Amado necessita de uma certa cumplicidade com a justiça e com a verdade.

Não seria a justiça a verdade em movimento? Precisamos procurar ver a vida além dos rótulos. E entender que não temos a opção de mudar o passado e muito menos de mudar as atitudes e o caráter dos outros.

Mas por outro lado podemos mudar o presente e o futuro. O nosso presente e o nosso futuro. E podemos nos mudar. Qualquer mudança que aconteça que não seja provocada por sentimentos mais nobres, inclusivos, genuínos, será apenas cosmética: muda hoje para daqui a pouco voltar a ser o que sempre foi, como uma borracha que você conseguiu entortar e que logo retorna a posição inicial. Para mim, a pergunta fundamental é: como posso me mudar?"

(Extraído do livro "Liderança em tempo de Transformação",  de Roberto Crema e Washington Araujo, Ed. Letrativa)


Que o mês de novembro traga inúmeras alegrias para todos vocês! Que todos nós consigamos dar muitos passos à frente e nos tornemos melhores. E, se houver algum retrocesso, que sejamos pacientes conosco mesmos e com os demais. A vida prossegue! Que venham muitas bênçãos para todos, na família e no trabalho!

Fraternalmente,

Robson Santarém
 


• • •


Algumas boas notícias
• Terminamos o mês de outubro com grandes realizações. Obrigado a todos que participaram dos cursos, palestras e eventos realizados. Sejam felizes sempre!
• Convidamos para o lançamento do livro Puer & Senex - Dinâmicas Relacionais, no dia 05, às 19 horas, na Livraria Argumento - Copacabana - Rua Barata Ribeiro, 502.
• No próximo dia 7, estaremos em Florianópolis para participar do CONDEF - 1o Congresso Brasileiro do Trabalho da Pessoa com Deficiência [www.masterprom.com/condef], com a palestra "Precisa-se (de) Ser Humano".
• No dia 10, faremos palestra em Joinville, na Faculdade Cenecista de Joinville, sobre "Carreira e Espiritualidade" • Nos dias 20 e 21, participaremos do COMAGEP - 2008 II Congresso Matrogrossense de Gestão de Pessoas - Cuiabá.
• Lúcia Santarém focalizará a oficina "Danças Circulares", e Robson Santarém desenvolverá o tema "Autoliderança - uma jornada espiritual". Vejam o programa em [www.comagep.abrhmt.com.br].

Nenhum comentário:

Postar um comentário