AGOSTO DE 2012


“Durante muito tempo lecionei no segundo ano de um curso de MBA na London Business School. Na última aula, eu sempre oferecia aos alunos alguns conselhos de despedida.
Quando você conseguir seu primeiro emprego depois deste MBA, parta do pressuposto de que as seguintes premissas são verdadeiras:
Primeiro, sua mãe viúva investiu toda a poupança da vida em sua empresa. Ela é a única acionista e não tem outra fonte de renda, além desse investimento. Obviamente, você fará tudo que estiver ao seu alcance para garantir que ela tenha uma aposentadoria segura e feliz. Por isso, a ideia de sacrificar o longo prazo pelos resultados imediatos nunca lhe ocorrerá.
Segundo, seu chefe é um parente mais velho. Você sempre será respeitoso, mas não hesitará em lhe fazer recomendações francas e honestas quando as considerar necessárias – e jamais o bajulará.
Terceiro, seus empregados são seus amigos de infância. Você sempre lhes concederá o benefício da dúvida e jamais poupará esforços para lhes facilitar o caminho. No entanto, quando necessário, lembrará a eles que a amizade é responsabilidade recíproca. Você nunca os tratará como ‘recursos’ humanos.
Quarto, seus filhos são os principais clientes da empresa. Você quer agradá-los e surpreendê-los. Isso significa que você chegará às vias de fato com alguém que lhe sugira ludibriá-los e explorá-los. Você jamais se aproveitará de um cliente.
Quinto, você é uma pessoa rica e independente. Você trabalha porque quer, não porque precisa. Portanto, nunca sacrificará sua integridade por uma promoção nem por uma avaliação de desempenho deslumbrante. Você se demitirá antes de fazer concessões.
Essas suposições, se servirem como base para ação, ajudarão a alimentar as sementes da intendência em sua vida de negócios e, pelo exemplo, na vida dos outros.
Ao nos defrontarmos com os desafios complexos e singulares do século XXI, é bom lembrar que o mais importante agora é o que sempre importou: nossos valores fundamentais.”
(do livro O QUE IMPORTA AGORA – Ed. Campus, de Gary Hamel. Fundador do “The Management Lab na California – EUA, autor de cinco livros entre os quais “O futuro da administração”. )

Há milênios os grandes sábios da humanidade nos mostraram o caminho da vida... Agora, cada vez mais os grandes pensadores da área de gestão estão proclamando a importância de se rever e aprofundar naquilo que é mais importante: os valores. Tanto como indivíduos e como organizações, precisamos investir nos valores essenciais, que são a nossa bússola. É bom fazer uma pausa para refletir se estamos vivendo de forma coerente com os nossos valores. Se a organização, sobretudo através dos seus gestores, está praticando – na conduta diária, nos relacionamentos com os clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade, etc -  os valores que anuncia ter. Porque é isso que importa e assim que se faz a diferença. Que seja um mês abençoado para todos!

Fraternalmente, 

 

Robson & Lúcia Santarém

 

 

Algumas boas noticias:


·         Mais um bom mês vivido: é sempre uma grande experiência e aprendizado as aulas de Valores Humanos na Gestão no MBA da UFF. Nesse mês foram duas turmas com grandes reflexões sobre a importância de revermos os nossos modelos mentais e trabalharmos para humanizar as organizações, tornando-nos melhores seres humanos. Assim prosseguimos a jornada confiantes e cumprindo a nossa missão.
·         Nos próximos dias 13 a 16 acontece o CONARH (WWW.conarh.com.br )em S. Paulo, o maior congressos de recursos humanos. Estarei participando e junto com a Myrna Brandão no dia 14, refletindo no Cine Forum  sobre o filme  “Os 12 trabalhos”, fazendo a transposição para o mundo do trabalho.
·         Compartihamos o depoimento que recebemos do nosso cliente, a quem somos extremamente agradecidos:
“Tivemos o privilégio de contratar o consultor Robson Santarém para ministrar palestras sobre ética empresarial em todas as unidades da INB.  Em todas elas, a impressão deixada para os empregados foi de motivação e otimismo. Agradecemos o profissionalismo e competência desse profissional ao abordar um tema tão polêmico, nos trazendo reflexões com muita leveza e suavidade, conseguindo sensibilizar todos os níveis de profissionais.Como consequência, esta palestra veio favorecer um ótimo ambiente de trabalho, estimulando o comprometimento de todos em utilizar comportamentos éticos.” (Neide Aparecida da Rocha, RH - Indústrias Nucleares do Brasil S.A. – INB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário